terça-feira, 21 de setembro de 2010

Protocolo Consciência Corporal – aula 15/09/2010 - Jéssica Evangelista

Protocolo Consciência Corporal – aula 15/09/2010

Na aula de hoje, nós começamos com a professora Kalassa nos contando como foi o Festival Latino Americano de Teatro em Salvador, e a impressão dela sobre algumas apresentações. Logo após, nós lemos o protocolo da aula passada, nos recordamos e comentamos.
A professora nos disse que íamos começar a estudar a técnica de Klauss Vianna. Alguns colegas se atrasaram um pouco e assim que todos chegaram, nós começamos um alongamento individual, prestando atenção nas partes tensa e tirando essas tensões. Depois de alongados, nós começamos a andar pelo espaço, primeiramente apenas de frente e depois intercalando com lateralmente e de costas. Kalassa propôs que nós jogássemos uma bolinha e disséssemos o nome da pessoa que queríamos que pegasse a bola.
A seguir nós fizemos um jogo, para apurar nossa percepção e nossa presença, em que deveríamos contar de 1 até 40 em grupo,porém, se duas pessoas falassem o mesmo número começaríamos  de novo do 1.
Logo após, nos deitamos no chão com a barriga para cima e fomos percebendo os pontos de apoio do nosso corpo no chão, desde o pé até a cabeça e as sensações, temperatura, textura, em seguida o contato do corpo com a nossa roupa, também observando sensações, textura e temperatura.
Depois, ainda deitados nós fechamos os olhos e fomos ouvindo os sons, também para aumentar a percepção, primeiro os sons internos do corpo, depois da sala e por fim do ambiente. Em seguida abrimos os olhos e começamos a nos mover, explorando os vários planos, prestando atenção nas articulações envolvidas e como era a atuação delas; a medida que o exercício foi se desenvolvendo, trabalhamos também com várias velocidades. No final desse exercício fizemos a passagem do plano alto para o plano baixo bem lentamente para ficar mais fácil de observar as articulações.
Delimitamos com as cadeiras e algumas mochilas um pequeno quadrado no canto da sala. Primeiramente, nós entramos nesse espaço e o conhecemos, as quinas, o tamanho, a luminosidade. A seguir, fechamos os olhos e fomos conhecendo o espaço e os colegas através do tato, do cheiro, do calor. No final fizemos duplas e trios e trocamos experiências apenas pelo olhar.
Escrevemos as sensações no Caderno do Eu, depois Kalassa nos falou dos textos que deveríamos ler. Por último, lemos as analises do Festival de Universitário de Teatro e fizemos comentários.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário