Por: Tatiane Olivera
Análise do espetáculo de dança: “Ancestral” - UFAL – AL
Pode-se dizer que o trabalho corporal do bailarino se deu de maneira bastante positiva. Baseado na dança afro contemporânea que possui fundamentos na ancestralidade, o espetáculo, apesar do curto período de apresentação se realizou de forma impecável. O bailarino possuía um ótimo trabalho de base e respiração, caracteres fundamentais ao que se refere não só a dança, mas que, sobretudo, são destaque na dança africana.
Por se tratar de um trabalho solo é difícil dizer muita coisa, mas além dos trabalhos de base e respiração mencionados acima, cabe destacar a movimentação (ampla e com movimentos muito bem concluídos), a ocupação do espaço, o uso dos planos (alto, médio e baixo), a representatividade, o uso de objetos contidos no cenário (peneiras e instrumento de percussão), entre outros pontos, que também foram muito bem trabalhados.
O dançarino possuía um corpo preparado para este tipo de dança e, por suas características físicas, foi possível ver que este já possuía um histórico de trabalho corporal bastante vasto, não só no território da dança afro, mas também em outras danças como ballet clássico e contemporâneo, informações estas que foram confirmadas ao final da apresentação, em que o bailarino falou a respeito de suas experiências e outras coisas.
Cabe também ressaltar que o espetáculo trouxe uma carga muito grande ao que se refere a ritualidade, e isso foi visto através do trabalho corporal que trazia movimentos que simulavam rituais, características muito presentes no tipo de dança escolhido.

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