domingo, 5 de setembro de 2010

Protocolo 01/09/10 - Tatiane Oliveira

      A aula começou de maneira bem descontraída, algumas pessoas chegaram atrasadas então tivemos tempo de botar algumas pendências em dia e falamos a respeito do e-mail que a professora nos mandou com o plano de aula. Quando todos chegaram fomos ver os desenhos de cada um, da aula anterior. Os desenhos foram passados, vistos e comentados. Então a professora nos trouxe um esqueleto e fomos ver como o corpo era realmente, fizemos comparações com os nossos desenhos (quanta coisa faltando ou sobrando, quanta diferença), foi até engraçado comparar. Durante a avaliação, focamos na parte que estudaríamos durante a aula: o pé !
Passado esse momento, fizemos exercícios para despertar o corpo, espreguiçar. Primeiramente de maneira livre e depois em conjunto, de acordo com os comandos da professora. Tudo na base, eixo (essencial).
Nesta aula também fizemos o uso da bola, não a de pilates como na aula anterior, mas sim bolas de borracha, pequenas e flexíveis.
Usamos as bolas nos pés, rolando-as sob e sobre eles, tentando despertar e descobrir as sensações que essas "brincadeiras" causavam nestes e em nosso corpo a partir deles, processo que se deu por um médio período. Sentimos os nossos pés, tocamos, contamos os ossos, "brincamos" com eles.
Depois disso guardamos as bolas e fomos todos para o centro da sala e fizemos a "mesa"(com os pés) e fomos observar, todos juntos, os pés de cada um, primeiro em círculo e depois em pares em que um fazia a mesa e o outro, de pé, observava o pé de quem estava deitado, tocando, sentindo, apertando, puxando, esticando, etc. e vice-versa.
Logo após o mesmo processo se repetiu, mas dessa vez nos deitamos todos em fileira, fizemos a mesa e o primeiro da fila levantava e observava os pés de todos que estavam deitados, este se deitava no final da fila e o próximo levantava e repetia o processo até que todos observassem os pés de todos.Sentimos os ossos, as cartilagenz, a movimentação, avaliamos as bases de cada pé, o formato, a expessura, tudo.

     Depois: Pé - Raiz !

     Trabalhamos a transferência do peso de um pé para o outro, trabalhando mesmo essa coisa da "penetração" do pé no solo, como uma raiz. Enraizamento, nós como árvores, tronco livre, base.
  Em seguida a professora fez um desenho no chão em que continha os seguintes ambientes: Brasa, lama, espinho, chiclete e lodo. Tivemos que andar sobre esse desenho, de maneira que estivéssemos andando de fato nesses ambientes, processo que se deu por um longo período, somado com o trabalho do enraizamento em transferência de peso.



     E a partir desse processo, construímos uma "coreografia" que englobasse 3 desses processos(árvore,brasa,lama,espinho,chiclete,e lodo), o uso do nome e um depoimento individual a cerca do pé.
As coreografias foram apresentadas, comentadas, criticadas, aplaudidas(algumas), enfim avaliadas.
Após a avaliação geral, falamos algumas palavras soltas, trocamos os e-mail's novamente e encerramos a aula.


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