O Diário de Leitura faz parte do Caderno do EU.
Segundo a Profa. Dra. Anna Rachel Machado este “é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos diante dos textos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula”.
Ele é um instrumento para trabalhar a leitura de qualquer tipo de texto por meio de reflexões e reações que o leitor tem à medida que vai lendo, e que vão sendo registradas na escrita.
Ele se constitui como um novo espaço de diálogo do aluno com o texto, um espaço totalmente privado, onde ele pode adotar linguagem informal, sem se preocupar com "certo" ou "errado", de modo a se colocar livre e espontaneamente diante dos textos. Dessa forma, o diário de leituras permite que os alunos tracem seus próprios caminhos de leitores por meio desse diálogo, que é sempre único.
Ao mesmo tempo, são criadas as condições necessárias para a construção de um espaço de verdadeiras discussões sobre as reflexões dos alunos, o que permite sua reelaboração e refinamento.
Além disso, os diários também podem servir como ponto de partida para a elaboração de outras atividades de produção textual, com os resumos e resenhas, conforme as necessidades dos alunos.”
In:
http://www.cogeae.pucsp.br/
curso.php?cod=264706&uni=
SP&tip=RE&le=E&ID=6
http://www.cogeae.pucsp.br/
curso.php?cod=264706&uni=
SP&tip=RE&le=E&ID=6
Bibliografia:
· CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento, volume 1: introdução à análise das técnicas corporais. SP: Manole, 1991.
· FELDENKRAIS, Mosche. Consciência pelo Movimento. SP: Summus editorial, 1977.
· GAIARSA, José Ângelo. O que é corpo. Coleção Primeiros Passos. SP: Brasiliense, 1996.
· LOWEN, Alexander - Bioenergética.SP:Summus 1982
· MEIRA, Renata. Anatomia Funcional. Apostila sobre Estudo do Movimento, 2000.
· MILLER, Jussara.A Escuta do Corpo – A sistematização da técnica de Klauss Vianna. S.P.Summus, 2000
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