sábado, 25 de setembro de 2010

Aula dia 22/09/10

Ao chegarmos à sala, organizamos nossas coisas e começamos a espreguiçar para acordar nosso corpo. Depois nos assentamos e fizemos a leitura do protocolo. Como já havia passado do horário combinado para a chegada, a porta foi fechada e começamos a aula.

Logo no primeiro exercício relembramos a aula sobre articulações, então mexemos cada parte do nosso corpo, aproveitando para falar sobre o livro “Anatomia para o movimento”. Em duplas passamos para a parte de massagem que foi um momento bem gostoso da aula. Uma pessoa de cada dupla se deitou no chão e a outra observava o peso de cada parte do seu corpo. Após essa observação, aproveitamos a pessoa que estava deitada e fizemos uma modelagem, brincando como se fossem massinhas, que resultou em estátuas bem engraçadas.

Observamos também a diferença de peso quando a pessoa está com tonos e quando está leve e reparamos que é mais fácil levantar alguém quando este impulsiona o corpo a favor do movimento, colocando tonos adequados para tal situação, como uma bailarina quando é erguida pelo parceiro.
Tivemos quinze minutos de intervalo e quando voltamos para a aula fizemos um exercício com um bastão (semelhante ao exercício com a bolinha que fizemos na aula anterior) no qual passávamos o bastão para o outro, ora rápido, ora devagar, falando os nomes e nos movimentando.
Andamos pela sala e sob os comandos da professora intensificávamos ou exagerávamos nas partes do nosso corpo que supostamente seriam o que nos levava a andar para frente, como: cabeça, queixo, ombros, peito, quadril e pés. Esse exercício nos levava a ligar o movimento a um tipo de pessoa, imaginando quem poderia andar daquele jeito.
Em seguida, cada pessoa atravessava quatro pontos da sala primeiramente andando normal e depois novamente exagerando na parte do corpo que pensava conduzi-la para frente. Foi interessante porque cada um pensou em uma parte diferente, mas nem sempre a visão que tínhamos daquela pessoa coincidia com a parte que ela escolheu.
Para encerrar a aula nos assentamos, anotamos nossas sensações e comentamos sobre os livros que estudamos relembrando os métodos e técnicas de cada autor muito citados nessa aula como a de Klaus Viana que trabalha presença. Kalassa nos recomendou outros livros que usaremos na próxima semana e assim encerramos a aula. 



By: Adriele Rodrigues de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário