terça-feira, 30 de novembro de 2010

Protocolo da aula dia 24/11 - Jéssica Evangelista

Protocolo da aula dia 24/11
Na aula de hoje, nós começamos conversando sobre a nossa apresentação final e a possibilidade de unir com a turma da noite, vimos que era inviável e decidimos que íamos apresentar somente para a professora.  Fizemos um alongamento, para equilibrar o tonos muscular do corpo para iniciar o trabalho. Em seguida nós mostramos para a professora a nossa partitura incluindo a Adriele e as dicas que recebemos na semana passada.
A Kalassa comentou o exercício e disse que na parte em que nós descíamos em cinco tempos, nós deveríamos ser mais velozes, e para relembrar o exercício, nós o fizemos, andamos pelo espaço e ao parar da música deveríamos ir para o chão em oito tempos, depois em quatro, dois e um.
Depois de compreendido o sentido da atividade nós trabalhamos novos movimentos, que seriam usados na nossa partitura. Fizemos uma improvisação que trabalhava todos os tipos de olhar, o interno, o local e o infinito, andando pelo espaço e experimentando os olhares, ao final escolhíamos o que mais gostamos para ser colocado na partitura. Trabalhamos o mesmo com a transferência de peso, também para ser usado na partitura.
Em seguida, nós vimos qualidades expressivas, que são flutuar, deslizar, chicotear e socar. Trabalhamos cada um desses movimentos improvisando, isso também serviria para nosso trabalho final. Por fim juntamos esses novos movimentos na partitura que nós já tínhamos e apresentamos, ouvimos as críticas construtivas e tentamos melhorar.
No final nos conversamos e combinamos de para semana que vem entregarmos o Caderno do Eu, desenharmos o esqueleto e trenarmos a partitura.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protocolo da aula do dia 17/11

Começamos esta aula com alguns alongamentos, acordando o corpo, movimentando desde os pés até a cabeça, relembrando e acionando os vetores.
Depois fomos assistir as apresentações da outra turma sobre o mesmo conteúdo que estudamos. Foi uma apresentação legal, onde os alunos montaram uma sequencia de movimentos, uns até com falas, incluindo todo o conteúdo visto.
Retornamos para a sala, quando podemos comentar um pouco sobre o que assistimos. Observamos que eles conseguiram mostrar claramente os vetores, os movimentos, base, concentração, presença, o que foi positivo para a nossa formação, ressaltando que seja importante observar o trabalho de outras pessoas.
Após a conversa, as meninas ( Tatiane, Renata e Jéssica ), mostraram a sequência que criaram, a Kalassa deu algumas dicas para aprimoramentos, como ocultar a contagem, acelerar os movimentos e encerramos a aula.

By: Adriele Rodrigues de Andrade

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aula 10 de novembro por Tatiane Oliveira

Como a nossa honrada mentora Kalassa Lemos estava para o ABRACE, como a maioria dos outros professores, ela, assim como alguns deles, deixou uma atividade para que fizéssemos em sala de aula.

Atividade deixada pela professora:




  • Fazer aquecimento coletivo (cada um pode dar uma sugestão) com a intenção de acordar as articulações, criar espaço entre elas, oxigenar e acordar a coluna vertebral; 
  • Cada um deve preparar um exercício para ser feito em grupo trabalhando: articulações e presença; 
  • Retomar partituras formada nas aulas anteriores; 
  • Criar uma grande improvisação contendo: ruídos, sonoridades, diafragma, sentido cinestésico, 3 níveis, 3 velocidades, resistência(oposição), acionamento dos vetores, momento em que cada uma faça sua partitura individual, eixo global 
  • Apropriar-se disso . 


Assim que chegamos lá, a sala em que costumamos ter aulas estava em reforma e por isso tivemos que esperar um longo prazo até que pudéssemos conseguir um espaço.O espaço conseguido foi a Sala de Encenação,  e logo que entramos (somente às 9:30) fomos fazendo o nosso alongamento habitual, colocamos música e fomos acordar o corpo, cada uma a sua maneira. Posteriormente fomos acordar as articulações fazendo alguns exercícios que a professora trabalha quase todos os dias (ombro, peito, cintura, joelhos, coxofemural, etc).Fizemos alguns exercícios de articulação e presença e passado isso fizemos algumas vezes a nossa sequência de movimentos da aula passada, para então partirmos à uma nova sequência de movimentos, tarefa esta que havia sido proposta pela professora na aula anterior.Trabalhamos nessa sequência durante um certo tempo, a anotamos e fomos embora.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aula 03 de novembro de 2010 - Renata Paixão

Aula - 03 de novembro de 2010

Hoje começamos a aula relembrando algumas coisas da última aula. Depois a professora Kalassa explicou os últimos vetores que estávamos estudando que são: escápulas, que é a sensibilização da cintura escapular, que consiste nos ossos das escapulas, clavícula e articulação escapuloumeral e na conseqüente rotação do úmero para dentro evitando a sobrecarga da articulação umeroulnar e radioumeral; metacarpo são ossos localizados nas mãos e serve para ampliar os espaços articulares dos metacarpos e das falanges, amplificando os movimentos das mãos e tornando-as apoios ativos nos níveis: baixo médio e quando possível no alto; e a sétima vértebra cervical, o crânio trata de alinhar todo o corpo, ajudando na abertura de espaço na cavidade da traquéia, melhorando o uso das cordas vocais. Fizemos alguns experimentos e observações no própio corpo e no esqueleto para uma melhor visualização do que estava escrito no texto.
Em seguida retomamos a seqüência do movimento da última aula e repetindo ela algumas vezes.
Logo depois pegamos o texto que a professora tinha pedido, lemos e escolhemos um núcleo (uma frase) e nesse núcleo uma palavra chave. A partir dessa palavra, começamos a improvisar movimentações para assim visualizar alguma imagem e chegar a um único movimento para ser acrescentado no que já tiamos feito. Finalizamos a aula com uma conversa.



Renata Paixão

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Protocolo da aula do dia 27/10 - Jéssica Evangelista

Protocolo da aula do dia 27/10
Na aula do dia 27/10 nós começamos retomando a aula passada através da leitura do protocolo. Depois nós começamos a ver no livro “A escuta do corpo” de Jussara Miller o 3° e o 4° vetor, que são púbis e sacro respectivamente, primeiramente nós vimos no esqueleto e depois à medida que íamos vendo fomos também experimentando no nosso corpo, fizemos o movimento de báscula da bacia para fazer o alinhamento da púbis e depois sentado fizemos o mesmo movimento só que para o lado contrário para ver o mesmo com o sacro.
Após vermos como se comportam esses vetores, nós deitamos no chão e fomos acordar o corpo, espreguiçando e saindo aos poucos do chão, aumentando a velocidade, depois disso a professora nos mostrou um movimento de quadril (báscula da bacia exagerada) que lembrava o de uma pá cavando e nos propôs que fizéssemos esse movimento, com ele buscássemos energia da terra e conectássemos com o nosso centro e assim deixasse essa energia sair pelo olhar como se fosse um raio. Foi um exercício bem interessante onde a emissão do som do lazer fez com que ficasse mais fácil.
Em seguida fizemos dois abdominais diferentes para ativar a região do centro, o primeiro era com as pernas dobradas sentados nos ísquios com a palma das mãos para cima descendo e subindo devagar e o outro foi com as pernas esticadas segurando no calcanhar do colega e jogando as pernas pra cima e o colega empurrava as nossas pernas. Eu pude sentir os reflexos desse exercício na quinta feira.
Mais tarde, nós fizemos um exercício bem divertido onde, nos afundávamos na base com a os pés voltados para fora e as pernas abertas e assim caminhávamos de um lado a outro da sala imitando o andar de um siri, depois um samurai. Então caminhamos livres pela sala intercalando um e outro. Em seguida fizemos o andar de uma odalisca e também fomos de um lado ao outro do espaço, e depois fizemos o andar do samurai com os movimentos de braço da odalisca.
Já no final Kalassa nos pediu que escolhêssemos três momentos da aula e montássemos uma sequência de movimentos, que passassem um sentimento. No meio da sequência deveria ter uma pausa. Depois de prontas, nós apresentamos e comentamos fazendo criticas construtivas. Por fim nos anotamos as sensações e fomos embora.